O Mestre dos Gênios



                                            

Ficha Técnica

Título Original: Genius 
Outros Títulos: O Mestre dos Gênios 
Direção: Michael Grandage 
Roteiro: John Logan 
Baseado no livro: Max Perkins Um Editor de Gênios, de A. Scott Berg 
Gênero: Drama, Cinebiografia
Duração 104 minutos
Ano produção 2016
Nota:4


Elenco

Colin Firth (Max Perkins) 
Jude Law (Thomas Wolfe) 
Nicole Kidman (Aline Bernstein) 
Laura Linney (Louise Perkins)
Guy Pearce (F. Scott Fitzgerald) 
Vanessa Kirby (Zelda Fitzgerald)


                              Saudações Literárias!!!


 Aos amantes da amada literatura, informo que essa resenha é feita sobre o filme, O mestre dos Gênios, e não sobre o livro. As primeiras cenas desse filme eu me emocionei com a energia de Thomas ao ser aceito pela editora para publicar seu livro, de fato comove, pois nenhuma outra editora havia aceitado publicar.
 Bom essa obra é para contar a historia da vida do editor Max Perkins, vivido por Colin Firth, mas vale ressaltar que não posso deixar de falar do escritor principal na trama, Thomas Wolfe, vivido por Jude Law. nesse elenco também temos Nicole Kidman como Aline Bernstein vivendo como a esposa ou companheira de Thomas Wolfe (Jude Law), e Laura Linney vivendo a Louise Saunders Perkins. 


Max é um homem ético e muito sério e amante daquilo que faz.
 Quando Thomas conhece Max em seu escritório não imaginava que lidaria com um homem tão eufórico. No decorrer da trama existem muitos conflitos, um deles é sobre Thomas, um homem como disse eufórico, mas não fica por isso ele também é egocêntrico, egoísta e um pouco soberbo também, sem falar que só pensa em si próprio. Pensa tanto em publicar seu livro que se torna apenas ele e Max seu editor, deixando sua companheira Aline de lado literalmente, de forma que ela tenha um ciúmes patológico por ele a ponto de ameaçar o editor Max.


     Mas Thomas tem sua parcela de culpa, por transformar Aline nessa pessoa tão amarga e controladora, sempre deixando-a de lado e não participando de suas conquistas e estando ao seu lado. Até ela mesma se cansar de ser tratada dessa forma e o casamento ir por agua abaixo. vale ressaltar que quando foi publicado o primeiro livro de Thomas, Max ficou super empolgado, levando-o ate sua residência e ficar fascinado por ele, mas pela projeção de um filho que queria muito, pois ele teve 5 filhas. e senti até um conflito no encontro entre Laura e Aline.

Laura dizendo para Aline o deixar, ir embora para sua família pois Max claramente o amava. Mas Aline ainda disse a ela que 'Ele' faz parte da sua vida. Existem momentos no filme que o autor F. Scott Fitzgerald, vivido por Guy Pearce, está em declínio, sua esposa Zelda Fitzgerald vivida por Vanessa Kirby, esta muito doente com isso ele não consegue escrever. E o que me choca é ver a frieza de Thomas com relação as pessoas, e viver apenas pelo trabalho e a fama. 

E em um jantar todos estavam à mesa, Thomas, Laura, Max, Zelda e Scott, justamente quando Zelda tinha tido alta do hospital embora ainda não muito bem, Thomas chega bêbado, e com toda a petulância insultou Scott por escrever livros pequenos e não era igual a ele que escrevia calhamaços enormes que eram necessários diminuir paginas, ele o insultou tanto a ponto de dizer que ele era incapaz e que deveria deixar a mulher internada e voltar a se dedicar mais ao trabalho, como se fosse só isso que importasse na vida.

 Confesso que muitos fatos nessa trajetória é irritante, pois vemos um homem que precisava aprender mais sobre a vida e como amar as pessoas e respeita-las e viver bem. Ele morreu muito jovem, com apenas 37 anos, no filme relata que eram miríades, vários tumores no cérebro, mas no google eu encontrei a informação de que faleceu de tuberculose.
  Max por outro lado, um homem decente que até o ultimo momento de suas conversas e discussões foi honesto com Thomas, querendo apenas que ele enxergasse melhor a vida ao redor e não só em seu próprio umbigo.


 Literários espero que gostem, beijokas e até a próxima.

 @roendopaginas
 @beatrizsantos.autora   

Nenhum comentário