Histórias Cruzadas



Ficha Técnica

                                Título Original: The Help
 Outros Títulos: Histórias Cruzadas / As Serviçais
 Direção: Tate Taylor
 Roteiro: Kathryn Stokett
 Baseado no livro: The Help de  Kathryn Stokett
 Gênero: Drama, Ficçao Histórica
 Duração: 146 minutos
 Ano produção: 2011/2012
 Classificação: 12 anos
 Nota: 5
 Prêmios:Academy Awards/Oscar
 Melhor atriz coadjuvante ( Octavia Spencer)

British Academy of Film and Television Award (BAFTA)
Melhor atriz coadjuvante ( Octavia Spencer)

Golden Globe Awards / Prêmios Globo de Ouro
Melhor atriz coadjuvante ( Octavia Spencer)

Screen Actors Guild Award
Melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer)
Melhor Atriz (Viola Davis)
Melhor Elenco






                        Elenco
Emma Stone          (Eugênia Skeeter Phelan)
Viola Davis            (Aibileen Clark)
Octavia Spencer    (Minny Jackson)
Bryce D. Howard  (Hilly Holbrook)
Jessica Chastain    (Celia Foote)
Mike Vogel            (Johnny Foote)
Ahna O'Reilly        (Elizabeth Leefolt)
Shane McRae        (Raleigh Leefolt)
Allison Janney      (Charlotte Phelan)


Saudações Literárias!!!

 Aos amantes da amada literatura, informo que essa resenha é feita sobre o filme, Histórias Cruzadas, e não sobre o livro.


Nesse mês de novembro temos uma data memorável, conhecida também com dia de Zumbi dos Palmares.
 O dia da consciência negra se tornou no aniversário da morte de Zumbi dos palmares, em homenagem a sua luta pela causa, pela igualdade social e a inclusão.



 Histórias Cruzadas, é um filme com histórias impressionantes, quando assisti me senti dentro da história, me vendo naquelas situações. Imagino o quanto a nossa raça não sofreu em outras épocas e o quanto ainda não progrediu.
 Jackson Mississipi é praticamente comandada pela cúpula da branquitude, de tal forma que os negros mesmos "livres" não tinham voz não tinham poder, não tinha respeito. Eram tratados como se fossem um vírus. Entrada de cinema separado dos brancos inclusive banheiros, que as madames não queriam se misturar com os negros para não terem doenças.



 Eugênia Skeeter vivida por Emma Stone, recém formada e com um desejo de se tornar escritora volta a Jackson, Mississipi. Sua mãe Charlotte Phelan, vivida por Allison Janney, não se agrada tanto, pois quer que a filha arrume um bom marido e faça um grande casamento. Revendo suas amigas se deparou com uma realidade que não se conformou mas não podia fazer algo sobre o assunto.

Hilley Holbrook vivida por Bryce Dallas Howard, uma mulher autoritária influenciadora que manda e desmanda em tudo, suas amigas, sao serviçais. É considerada um exemplo de esposa, mãe e mulher mas no quesito igualdade social passa longe. Sua amiga Elizabeth vivida por Ahna O'Reilly é uma das influenciadas, por ser amiga de infância é do tipo que não tem opinião própria faz tudo o que Hilley diz ou melhor "manda", seu esposo Raleigh Leefolt vivido por Shane McRae, não tolera muito o comportamento da esposa com relação às atitudes, modas entre outros, Elizabeth tem uma filha Mobley vivida pela pequena Eleanor Henry, garotinha linda, porém a mãe não achava bonita o suficiente para os padrões e ignorava um pouco a criança. Mobley foi criada pela empregada que em algumas citações do filme é escrava doméstica por Aibileen Clark vivida por Viola Davis, negra filha de pais negros.


 Uma mulher que não tinha boca para reclamar mesmo que os insultos viessem, e tendo que cuidar dos filhos da branquitude enquanto não podia criar seu próprio filho até ele ser retirado da sua vida de vez. Aibileen já estava cansada de viver essa vida sufocada pelo medo, mediante as manifestações que aumentavam cada dia mais e nesse tempo a violência contra os negros também aumentava.


 Minny Jackson vivida por Octávia Spencer, essa perde o emprego mais não leva desaforo para casa. Minny estava trabalhando na casa de Hilley e até que rolar ou muito as presepadas da patroa.
 E é aí que Skeeter começa a se interessar pela vida das domésticas de Jackson, vendo Hilley se propagar em fazer propostas ao prefeito de manter cada vez as negras longe, mas não a ponto de se desfazer de seus trabalhos.

Uma das ações de Hilley e fazer um banheiro do lado de fora da casa para as empregadas. O que acabou com o emprego de Minny por precisar usar o banheiro, mas uma tempestade a impede e nesse momento avisa a senhora Missus Walter vivida por Sissi Spacek, que vai buscar chá e logo Minny está dentro do banheiro de Hilley e ela está logo atrás da porta e já sabe o vendaval acontece e Minny é despedida, mesmo sem usar o banheiro. Minny e Aibileen são muito amigas e essa situação deixa Aibileen triste.



Nesse meio tempo Skeeter insiste em escrever a história de Aibileen, mas o medo de ser massacrada pela sociedade a impede até o momento de se cansar em de se esconder e a jornada delas começam.
No começo ela não consegue falar sobre pois prefere contar a a história com a própria voz.
 E assim nosso filme segue com três narrativas, uma pelo vida de Aibileen, a segunda por Minny e a terceira por Skeeter.
  O decorrer dessa trama acontece algumas reviravoltas. Em casa Minny sofre com a agressão do marido todos os dias, ate uma nova rica aparecer na sua vida.



    Celia Foote, veio da 'favela', nascida em cidade pequena e de condições financeiras mais simples, ela conquistou o coração de Johnny Walters vivido por Mike Vogel, que simplesmente já foi namorado de Hilley, o que torna a vida da Celia uma chateação, pois ela tenta se inclui na nova sociedade mas por estar com o ex da influenciadora Hilley, que fez com que todas a ignorassem.
Celia por sua vez vive numa casa enorme e vazia.

 E aí Minny se torna a sua empregada ensinando tudo a ela, mas não só ensinar as duas se tornam amigas, Celia não a trata como a negra, trata ela com igualdade e respeito e essa é uma das partes lindas do filme.


Mas o melhor vem pro final, muitas coisas acontecem e só incentiva as empregadas a contarem suas histórias a Skeeter e logo essas histórias se torna um livro. E esse livro bomba de vendas, e logo todos estavam lendo o que as patroas vinham fazendo com suas empregadas .

 Gente eu queria falar mais, esse filme tem muito conteúdo e eu amei assistir. Então indico para vocês, para assistir nesse mês de comemoração de Zumbi dos Palmares.

 Nos vemos em breve.

 Beijokas 💋💋

@roendopaginas
@beatrizsantos.autora

Nenhum comentário