Orgulho e Preconceito de Jane Austen

Livro 'Orgulho e Preconceito' completa 200 anos | VEJA

Ficha Técnica

Título original: Pride and Prejudice (Original)
Autora: Jane Austen (1775-1817)
Baseado no Livro: Orgulho e Preconceito
Primeira Edição: Janeiro de 1813
Gênero: Romance, drama
Origem: Inglaterra
Duração: 2h 07min
Gênero: Romance, Comédia
Direção: Joe Wright
Nacionalidades: França, Reino Unido, EUA
Elenco:
Matthew Macfadyen – Mr. Darcy
Rosamund Pike – Jane Bennet
Simon Woods - Charles Bingley
Donald Sutherland - Sr. Bennet
Brenda Blethyn - Sra. Bennet
Talulah Riley - Mary Bennet
Jena Malone - Lydia Bennet
Carey Mulligan - Catherine "Kitty" Bennet

O livro é um romance da autora britânica Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1813, porém foi finalizado no ano de 1797. Seu primeiro livro publicado foi Razão e Sensibilidade em 1811.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a6/CassandraAusten-JaneAusten%28c.1810%29.jpg






Único retrato de Jane Austen desenhado por sua irmã Cassandra Austen em 1810, quando a autora estava com trinta e cinco anos.
Fonte Wikipédia.



O famoso livro tem como protagonista Elizabeth Bennet, carinhosamente chamada por sua família e amigos próximos de Lizzie. O romance se passa no início do século XIX, mostra detalhadamente à vida e os costumes da época e também da família Bennet. Lizzie é a segunda de cinco filhas, seu pai é proprietário rural da cidade Meryton (fictícia), próxima de Londres e o maior objetivo de sua mãe é ver as filhas muito bem casadas.
Em um dos famosos bailes Elizabeth conhece o rico Mr. Darcy e o acha muito arrogante, já a sua irmã mais velha Jane, conhece o Sr. Bingley também bem-apossado e um ótimo pretendente para Jane. Na época a linhagem feminina não recebia as propriedades e sim o parente mais próximo do pai. Sendo assim o único futuro prospero seria pelo casamento.


O livro é claramente uma crítica à sociedade da época, Austen chama atenção principalmente para o lado feminino, comportamento e submissão naquele século. Há mais de 200 anos Jane Austen conquista milhares de leitores com as suas obras e há sempre novas edições de seus livros em inúmeras editoras, além de lindíssimas adaptações para o cinema.
A adaptação foi muito fiel ao livro, recebeu inúmeras críticas e comparações à série de igual nome. Agradou o público de leitores e teve várias indicações ao Oscar, como de melhor atriz para Keira Knightley por sua linda interpretação como Elizabeth Bennet.

O filme mostra com a mesma intensidade do livro a relação crescente entre Lizzy e Mr. Darcy, além de poder ver em cada autor e atriz o que Austen escreveu e detalhou em seu famoso romance. O longa é o tipo de filme que se é possível rever sem se cansar, simplesmente apaixonante.

      Curiosidades:

O filme alcançou o número um em sua primeira semana no Reino Unido, arrecadando 2,5 milhões de libras (4,5 milhões de dólares) sendo exibido em 400 salas. Permaneceu na posição por mais duas semanas, ganhando um total de mais de 14 milhões de libras no Reino Unido. Mundialmente, o filme arrecadou 121.147.947 de dólares. 
Fonte: Wikipédia



@marinacorcioli

Nenhum comentário