[Resenha] A Livraria-Filme

A Livraria 


Título original: The Bookshop
Outros Títulos: A Livraria / La Librería
Direção: Isabel Coixet
Roteiro:Isabel Coixet
Baseado no Livro: The Bookshop de Penelope Fitzgerald (romance)
Gênero:Drama
Origem:Alemanha, Espanha, Reino Unido
Duração:110 minutos
Ano: 2017
Nota: 5/5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Saudações leitores! 
 Vim trazer o que achei do filme, espero que gostem. PS: Só peço que ao ler essa resenha do filme, não discuta sobre o livro, pois não li o livro e não ter a comparações com o mesmo. Assim que ler o livro, terei o prazer de trazer o que achei e assim comparar com o filme.



 A Livraria é um romance britânico que passa em 1959. Florence vivida pela atriz (Emily Motimer) é uma viúva de meia idade conservada e apaixonada por leitura. Florence decide abrir uma livraria na pequena cidade mas nem imagina o que irá enfrentar. Violet Gamar vivida por (Patrícia Clarkson), e esposa de um general Bruno Gamart outrora renomado, Sr. Violet é uma mulher da alta sociedade e que influencia e domina indiretamente toda cidade e tem uma destreza fascinante em suas palavras para manipular as pessoas.
   Um personagem que de cara, é uma fraude de pessoa é Sr. Millo North vivido por (James Lance), ele é uma personalidade digamos que ama estar sobre a carniça, e que mesmo que não tenha uma casa boa ou dinheiro e fama, porque ele esta "falido", mesmo assim escolhe estar ao lado da cúpula. Sr. Violet induz toda a sociedade dizendo que Florence não irá ficar com a Old House, mas ela quebra a cara, de forma que com certeza você já imagina: Vai ter uma retaliação por aí. 
 
 Uma coisa que me incomoda na protagonista Florence é que ela sabe que existe pessoas ruins mas não percebe que essas pessoas estão ao seu redor e que são como cobras que vai dar o bote quando ela menos espera.  
  E o ponto que admiro nela é a coragem, o empoderamento que ela tem sobre tudo que vem afetando ela e sua livraria. 





E também temos o Sr. Edmund Brundish vivido por (Bill Nighy), que por sinal, um ator que admiro seus trabalhos, Sr. Brundish um homem que mora mais afastado da cidade porém sabe e conhece tudo, um leitor assíduo e que quando descobre a mais boa nova da cidade, admira mais ainda a Sr. Florence. E meio que indiretamente se tornam amigos.



 E é claro temos a pequena Christine (Honor Kneafsey) ela se torna uma peça chave para a finalização do filme. Uma garotinha muito esperta e que não tem muita trava na língua. Embora ela não goste de ler, com o passar dos tempos ela passa admirar a Sr. Florence e de acordo com as mudanças acontecendo, a loja prosperando ela acabou se descuidando da Sr. Violet Gamart. No decorrer da trama, cada vez fica mais envolvente. Eu acabo admirando a amizade do Sr. Brundish com Sr. Florence e até suspeitei de um possível romance, mas não se engane pois isso era corta o seu coração.



 Enfim Sr.Violet consegue mudar uma lei para prejudicar Sr.Florence e enfim ela consegue, mas o que ela não esperava é que uma peça chave nesse enredo faria com que ninguém ficasse com a Old House.

 Eu assisti esse filme realmente vidrada para o desenrolar desse enredo pensando num final feliz, mas não se engane, nem tudo tem um final feliz, depende do ponto de vista. 
 Me despertou uma vontade imensa de ler o livro, espero que em breve possa ler e realizar uma nova resenha.

Espero que vocês gostem. 
                                                                                                   Beatriz Santos                                                                                                       @roendopaginas 
                                                                                          @beatrizsantos.autora   

 Um grande beijo e até a próxima!!!!


18 comentários

  1. Beatriz,

    Que post sensacional! Amei!
    Estou louco para ler "A Livraria", desde seu lançamento.

    Espero poder ler antes de assistir ao filme.

    Mais uma vez, adorei o post.
    Beijo,
    Danny
    irmaoslivreiros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti o filme, mas não li o livro também. Adorei cada detalhe e acabei ficando na esperança que Florence conseguisse ficar com a Old House, mas nem sempre as coisas acontecem como desejamos. Mesmo assim, achei envolvente e amei.

    ResponderExcluir
  3. Como ainda não vi esse filmeee! Já quero assistir, vou anotar aqui e quero assistir o mais rápido possível. Obrigada por compartilhar. Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Confesso que achei o enredo um pouco confuso, mas adorei o elenco, as duas atrizes principais são feras atuando.
    Por ser ter um cenário mais antigo, me chamou mais a atenção ainda.
    Anotei a dica para procurar mais sobre o filme e poder conferi-lo futuramente.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Eu escutei muito sobre esse filme e estou tentando buscar na memória porque ainda não assistir ao mesmo haha.
    Não tem como comparar filmes e livros. São artes independentes e um diretor não tem dever algum em ser fiel ao livro, se fosse era melhor deixar apenas na imaginação dos leitores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti esse filme, acredita? Lembro que no dia em que o anúncio dele, fiquei empolgada e queria ver, mas não deu na época. Aí deixei passar e acabei esquecendo. Ler sua resenha me fez ficar novamente com vontade ver o bendito. Espero conseguir dessa vez. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Realmente, eu achei esse enredo do filme fantástico e muito interessante. Confesso que o título já me chamou atenção desde o início! "A Livraria", já despertou o meu interesse por ser um romance britânico que se passa em 1959. Ótimo saber que tem o livro, já fiquei super curiosa para ler, por sinal! Caso leia, vou adorar se trouxer a resenha aqui também sim! Vai ser o máximo!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não conhecia esse filme e nem sabia da existência do livro hahaha, mas o enredo e toda trama envolvida me chama atenção,principalmente por envolver livros. Dica anotada! Espero que consiga ler o livro em breve e trazer a comparação

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um filme bem fofinho. Também gosto muito do Bill Nighy, acho que ele escolhe papéis muito interessantes e pra mim já garante que o filme vai ser bom!
    Abraços,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  10. Desejo ler primeiro o livro e depois assistir ao filme, parece ambos estarem perfeitos, que história maravilhosa eles devem ter. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse filme, mas se envolve livraria em com certeza quero ver 💜 Estou torcendo pra você ler o livro e fazer um post comparando também.

    Parabéns pelo trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Ah, assisti assim que chegou no Netflix e gostei bastante do enredo. Mas acredito que assim como você muitos esperavam um final mais "feliz". Achei interessante o período histórico, as locações (a fotografia é linda), além dos personagens. Também fiquei interessada em ler o livro. Espero que seja logo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Que indicação, hein!? Não conhecia, mas parece uma super história de época, bem narrada e com detalhes de fotografia lindíssimos! Parabéns pela Resenha do filme! Não sou de assistir muito a filmes, mas vou dar uma olhadinha na Netflix pra ver se ainda consta lá! Entretanto, não posso abrir da leitura da obra! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ai eu amo esses filmes britânicos, fiquei muito animado pra ver esse, confesso que não conhecia!!! Adorei a indicação

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tenho grande interesse em ver este filme, principalmente por ter o livro tbm. Mas pretendo fazer a leitura primeiro!
    Gostei muito da indicação, me fez lembrar dele!

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  16. Esse parece ser um filme que irei gostar!
    Vou ver se consigo assistir ele esse final de semana

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Tinha muita curiosidade sobre esse filme, ja estou torcendo pela Florence só de ler sua resenha, imagina quando assistir o filme. Filme de livro é só amor.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir